segunda-feira, 13 de julho de 2009

joão ratão

Sem vontade de mergulhar na panela do feijão.

À venda na loja 360.PT.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

mealheiros para crianças

"Nuno Domingues: Tínhamos lançado há pouco a ideia do mealheiro, ou seja, o porquinho. Isto remete-nos para aquela ideia que hoje a literatura infantil ainda perpetua um pouco que é a ideia do porquinho onde se metem as moedas. Esse é um conceito interessante?
Daniel Sampaio: Eu acho um conceito muito interessante. Evidentemente que já não temos aquele mealheiro tradicional (...) mas a ideia é que é o importante nós falarmos aqui. E não só nas épocas de crise, podíamos dizer que estamos a discutir este tema porque estamos em época de crise e todas as famílias devem poupar, penso que nesta época mais, mas em todas também. Porque é muito importante incutir na criança a gestão do seu dinheiro de bolso. Muitas crianças relativamente pequenas começam a receber pequenas quantias dos avós, dos pais, dos padrinhos e madrinhas e começam a querer logo gastar. Eu acho que a primeira coisa a dizer é que podem gastar uma parte mas devem pôr de parte outra, guardar outra para poderem um dia comprar uma coisa melhor e mais interessante.
Mas, sobretudo para dar uma certa capacidade de gestão do dinheiro. Isso adquire-se relativamente cedo quando a criança começa a perceber as letras e os números e o que é que significam as moedas, estamos a falar dos seis, sete, oito anos que é a idade em que se deve instituir esse mealheiro.
Dá uma ideia de poupança em termos do futuro e (...) introduz um limite entre aquilo que é seu e o que é dos outros.
Lembra-se da criança que tirava um euro do pai ou da mãe? (...) Essa criança provavelmente não teria um mealheiro ou não foi treinada a guardar o seu dinheiro e a separá-lo dos outros. Portanto, acho que é uma ideia muito positiva em todas as famílias.
Isso pode ser feito com uma pequena quantia que vai aumentando através da sua semanada ou mesada e na adolescência é fundamental porque há muitos conflitos familiares à volta do dinheiro. Se a criança adquiriu na infância esse gosto em poupar e gerir o seu dinheiro, é muito mais fácil na adolescência poder trabalhar as questões da sua semanada."

Não sou muito fã da abundância de livros que existem a ensinar aos pais como educar os filhos mas concordo quase sempre com o que oiço ao Daniel Sampaio no Minuto a minuto do Rádio Clube logo pela manhãzinha. Ontem falou de mealheiros. Aqui está a conversa completa.

Ía puxar um porquinho para aqui mas depois achei que a tartaruga, desapressada, esperta e longeva combinava ainda melhor com as palavras.

À venda na loja 360.PT.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

caco


Nem sempre os dias de abrir a porta do forno são dias felizes. Junto com a pena pelo porco-que-ía-ser sobram as dúvidas do se e como reutilizar o caco-partido-em-jeito-de-até-parecer-de-propósito. Vaso de cactinho? Esconderijo de peixes em aquário? Casinha de pessoas-playmobis? ...?

terça-feira, 7 de julho de 2009

chocolata, a hipopótama


Esta é a Chocolata, claro!, nomeou-a logo o miúdo mais crescido. Toda suja e cheia das pedrinhas do banho de lama! Seja. Chocolata é um nome saboroso de se dizer.

À venda na loja 360.PT.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

alexandrina, a dragoa


A dragoa Alexandrina rodou pelos caminhos e pelas relvas do jardim, colorida e fumegante. Depois estacionou-se ao pé do coreto e exibiu palhaços, equilibristas, malabaristas e outros fantásticos que tais, todos acompanhados de realejo, palmas e frases dos assistentes mais miúdos. A feira de um dos jardins mais bonitos de Lisboa está cada vez melhor!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

à volta do coreto


E este fim-de-semana há outra vez Crafts & Design no jardim da Estrela.